Alinhaça é uma semente de linhaça muito rica em fibras e é utilizada principalmente como laxante natural, pois aumenta o volume das fezes e promove o esvaziamento natural, ajudando assim a prevenir e combater a prisão de ventre.
Além disso, a linhaça também contém boas quantidades de ômega 3, vitamina E e magnésio, nutrientes com propriedades relaxantes e anti-inflamatórias que melhoram o relaxamento dos vasos sanguíneos e reduzem a inflamação arterial, auxiliando na prevenção de doenças. hipertensão arterial, aterosclerose e ataque cardíaco.
Os tipos de linhaça incluem dourado e marrom, que têm um sabor suave e podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou supermercados. Essas sementes podem ser adicionadas ao arroz, iogurte, sucos, saladas e ainda podem ser utilizadas em preparações como bolos, pães, panquecas e biscoitos.
Benefícios para a saúde da linhaça
O consumo regular da linhaça traz diversos benefícios à saúde, como
1. Combate a prisão de ventre
Como a linhaça é rica em fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e promove movimentos intestinais naturais, facilita a passagem das fezes e ajuda a combater a constipação.
A linhaça contém luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante que protegem a retina dos olhos dos raios ultravioleta do sol e da luz azul emitida por aparelhos como computadores e celulares, auxiliando na manutenção da saúde ocular e prevenindo doenças como catarata e diabetes. retinopatia.
3. Controle do nível de glicose
Por ser rica em fibras, a linhaça retarda a absorção do açúcar dos alimentos, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo assim a resistência à insulina e o diabetes.
Além disso, a linhaça também é rica em ômega 3 e ômega 6, gorduras saudáveis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a função do hormônio insulina, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas que já têm diabetes.
4. Reduz o colesterol e os triglicerídeos
A linhaça é rica em fibras, o que reduz a absorção de gordura dos alimentos no intestino, além disso, reduz a produção de colesterol no fígado, diminui o nível de colesterol e triglicerídeos no sangue.
5. Ajuda na perda de peso
Por conter grande quantidade de fibras, a linhaça prolonga a sensação de saciedade, ajuda a reduzir a ingestão de alimentos durante o dia e, assim, promove a perda de peso.
6. Evite doenças
cardiovasculares
A linhaça contém ômega 3, selênio, ômega 6 e vitamina E, nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a saúde arterial e previnem inflamações, auxiliando na prevenção de doenças como hipertensão, infarto e aterosclerose.
7. Prevenir o câncer
A fibra da linhaça serve como alimento para as bactérias boas do intestino, que reduzem a inflamação e combatem as bactérias ruins, mantêm a flora intestinal em equilíbrio e ajudam a prevenir o câncer de cólon.
Além disso, a linhaça também contém boas quantidades de ômega 3, ômega 6, zeaxantina e luteína, compostos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo, impedindo a formação e multiplicação de células cancerígenas.
8. Prevenir a osteoporose
A linhaça contém boas quantidades de fósforo, cálcio e magnésio, minerais que ajudam a construir e manter ossos saudáveis e ajudam a prevenir a osteoporose.
Como a linhaça é rica em potássio, um mineral que ajuda a neutralizar o excesso de ácido, ela também aumenta o pH do corpo, reduz a excreção de cálcio na urina e, assim, previne a osteoporose.
9. Mantenha a saúde do cérebro
A linhaça tem uma boa quantidade de ômega 3, um tipo de gordura saudável com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que melhora a função dos neurônios, mantém a saúde do cérebro e ajuda a prevenir a perda de memória, dificuldade de raciocínio e o aparecimento da doença de Alzheimer.
10. Combater a ansiedade e a depressão
Devido ao teor de triptofano, que é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, a linhaça ajuda a aumentar a sensação de felicidade, melhora o humor e, assim, combate a ansiedade e a depressão.
Comments
Post a Comment