As sementes de abóbora têm vários benefícios para a saúde, ajudam a melhorar a função cerebral e cardíaca, promovem a saúde intestinal e reduzem a inflamação no corpo causada por várias doenças.
Esses benefícios se devem ao fato de as sementes de abóbora serem ricas em gorduras boas, fibras, antioxidantes, vitaminas E, A e C e minerais como ferro e magnésio.
As sementes de abóbora podem ser consumidas puras, são mais frequentemente incorporadas a saladas ou utilizadas no preparo de receitas e podem ser trituradas, por exemplo. Você também pode encontrar óleo de semente de abóbora em lojas de produtos naturais e online, que também traz muitos benefícios para a saúde.
Benefícios das sementes de abóbora
Os principais benefícios para a saúde das sementes de abóbora são:
1. Promove relaxamento e promove bem-estar
Estas sementes possuem uma elevada quantidade de magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam ao nível do cérebro, ajudando a combater o stress excessivo, a fadiga e estimulam a memória.
2. Perder peso
A semente de abóbora é rica em fibras, o que promove maior sensação de saciedade e faz com que a pessoa reduza a quantidade de alimentos consumidos diariamente, ingira menos calorias e promova a perda de peso.
3. Ajuda a aumentar a massa muscular
As sementes de abóbora são uma excelente fonte de proteínas, pelo que podem ser interessantes para incluir na alimentação quando o objetivo é ganhar massa muscular, podendo ser incluídas em saladas, vitaminas, iogurtes, cereais e snacks.
4. Protege as células do corpo
Com alto teor de antioxidantes, como carotenóides e vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do corpo dos radicais livres, ajudam a reduzir a inflamação e também ajudam a reduzir o risco de certos tipos de câncer. estômago, próstata, cólon e mama.
5. Reduz a inflamação
As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ômega-3, que têm efeito antiinflamatório contra o estresse ou processos de doenças que podem causar inflamação no corpo, ajudam a proteger o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais e melhoram a memória e o humor.
6. Melhora a saúde da próstata e da tireoide
As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral importante para estimular o sistema imunológico e ajudar a regular a função da tireoide. Alguns estudos mostraram que o consumo diário dessas sementes ajuda a reduzir os sintomas da hiperplasia prostática benigna e melhora a qualidade de vida.
7. Ajuda a combater parasitas intestinais
Essas sementes têm sido usadas como remédio caseiro para combater parasitas intestinais, pois possuem efeitos antiparasitários e anti-helmínticos e podem ser consumidas por crianças e adultos.
8. Combate a anemia
As sementes de abóbora são uma excelente fonte vegetal de ferro e por isso auxiliam no combate à anemia, podendo ser consumidas por veganos ou vegetarianos para aumentar a quantidade de ferro no organismo.
É importante que algum alimento fonte de vitamina C seja consumido junto com a semente de abóbora, pois isso pode favorecer sua absorção intestinal. Alguns alimentos ricos em vitamina C são laranja, tangerina, mamão, morango e kiwi.
9. Alivia dores de estômago
As sementes de abóbora ajudam a aliviar dores de estômago e cólicas menstruais porque contêm magnésio, um mineral que atua reduzindo a contração muscular e a função nervosa e, como resultado, a dor menstrual.
10. Cuide da saúde do coração
Estas sementes contêm fitoesteróis, magnésio, zinco, ácidos gordos bons e ómega-3, que ajudam a manter a saúde do coração por terem um efeito cardioprotetor, pois ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco cardiovascular, a baixar o colesterol e a controlar o açúcar no sangue.
11. Regula os níveis de açúcar no sangue
Por serem ricas em fibras e magnésio, as sementes de abóbora ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é muito importante para diabéticos e obesos com resistência à insulina ou hiperinsulinismo.
Como consumir sementes de abóbora
As sementes de abóbora podem ser consumidas de várias formas:
1. Sementes secas
As sementes de abóbora devidamente secas podem ser usadas inteiras, por exemplo, em uma salada ou sopa, ou como aperitivo quando polvilhadas com um pouco de sal e gengibre moído, como é comum na Grécia.
No entanto, você não deve ingerir muito sal, especialmente se sofre de pressão alta. Consumir cerca de 10 a 15 gramas de sementes todos os dias durante 1 semana é bom para eliminar vermes intestinais.
2. Semente triturada
Pode ser adicionado a cereais, iogurte ou suco de frutas. Para moer, basta bater as sementes secas em um mixer, liquidificador ou processador de alimentos.
3. Óleo de abóbora
Pode ser encontrado em alguns supermercados ou encomendado online. Deve ser usado para temperar saladas ou adicionado à sopa até ficar pronto, pois esse óleo perde seus nutrientes quando aquecido, por isso deve ser usado sempre frio.
No caso de parasitas intestinais, recomenda-se consumir 2 colheres de sopa de óleo de abóbora diariamente durante 2 semanas.
.jpg)
Comments
Post a Comment