11 benefícios do abacate para a saúde

 

Alguns dos benefícios do abacate para a saúde ajudam a hidratar e manter a saúde da pele e dos cabelos, pois contém vitaminas do complexo B e vitamina E. Além disso, o abacate também possui gorduras saudáveis, como as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que possuem ação antioxidante. efeito e ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial,preocupam-se com a saúde do coração.

Essa fruta pode ser incluída em dietas para emagrecer e para diabéticos, pois é rica em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e regular a absorção de açúcares no intestino. No entanto, o abacate deve ser consumido em pequenas porções por ser uma fruta muito calórica.

Os abacates podem ser consumidos crus ou adicionados a saladas, smoothies e cremes. As sementes de abacate podem ser torradas e trituradas e podem ser adicionadas a sucos, molhos, sopas ou utilizadas no preparo de biscoitos e bolos.

Vantagens principais

Os principais benefícios do abacate para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

Os benefícios do abacate para a pele estão principalmente no combate às estrias, rugas e celulite, pois é rico em vitamina C, que ajuda no metabolismo do colágeno, substância que dá firmeza à pele.

Além disso, essa fruta também possui antioxidantes que ajudam a proteger e prevenir o envelhecimento das células da pele, dando mais elasticidade e deixando-a mais bonita e saudável.

2. Apoia o crescimento da massa muscular

Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda a construir músculos, pois é rico em gorduras boas que dão energia ao corpo para realizar um treino, além de fornecer proteínas que favorecem a recuperação muscular.

Essa fruta também é rica em magnésio, mineral importante para a contração muscular, e potássio, que ajuda a combater a fadiga e prevenir cãibras durante os treinos.

3. Fornece ácido fólico

Os abacates são ricos em ácido fólico e, portanto, o consumo regular ajuda a estimular a produção de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos, prevenindo e melhorando a anemia.

Além disso, é uma excelente opção para inclusão na dieta de mulheres que planejam engravidar ou estão no primeiro trimestre de gravidez, pois o ácido fólico é uma vitamina que participa da formação do sistema nervoso da criança e previne o ocorrência de algumas doenças congênitas, como anencefalia e espinha bífida.

4. Aumenta a hidratação e brilho do cabelo

Quando usado em máscaras capilares, o abacate aumenta a hidratação do cabelo e promove o crescimento do cabelo. Isso se deve ao fato de ser uma fruta rica em gorduras, vitaminas do complexo B e E, que deixa os cabelos mais brilhantes e saudáveis.

5. Ajuda a emagrecer

Abacates são ricos em fibras, principalmente insolúveis, fornecendo 3 gramas de fibra por 100 gramas de fruta. A fibra permite controlar o apetite e evitar comer demais, pois aumenta a sensação de saciedade e regula os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, também possui vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do metabolismo. No entanto, por ser rico em gordura, o abacate possui muitas calorias, por isso é recomendável incluí-lo na dieta em pequenas porções.

6. Combate a prisão de ventre

Rico em fibras, o abacate também ajuda a combater a constipação, aumentando o volume das fezes e promovendo a evacuação. Além disso, também é importante aumentar o consumo de água para deixar as fezes mais hidratadas e macias, o que favorece sua passagem.

7. Melhora a função cerebral

O principal benefício do abacate para o cérebro é a melhora da capacidade de memória, pois o ômega 3 estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração.

Além disso, por ser rico em ácido fólico e magnésio, também ajuda a prevenir a depressão, a demência e a doença de Alzheimer, uma vez que está envolvido na síntese de neurotransmissores que ajudam a melhorar não só a memória, mas também a concentração e a motivação.

8. Previne doenças cardíacas

Como uma fruta rica em fitoesteróis provenientes de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, o abacate ajuda a reduzir os marcadores sanguíneos que aumentam o risco de doenças cardíacas, reduz o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol "ruim", o LDL.

Além disso, auxilia na síntese do colesterol "bom", HDL, previne o acúmulo de placas gordurosas nas artérias e auxilia na saúde do coração.

9. Controla a pressão arterial

Os abacates possuem boas quantidades de potássio e magnésio, minerais importantes que ajudam a baixar a pressão arterial, pois o potássio promove a excreção de sódio na urina e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

10. Previne o câncer

O consumo regular de abacates, graças ao teor de antioxidantes como ômega-3 e vitaminas C, A e E, ajuda a neutralizar a formação de radicais livres no organismo e a reduzir o processo de estresse oxidativo.

O ácido oleico, um tipo de gordura monoinsaturada presente no abacate, também tem efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos, pois pode induzir a morte de células tumorais, reduzindo assim o risco de câncer.

11. Ajuda a regular o açúcar no sangue

O abacate é rico em gorduras boas, além de ter baixo teor de carboidratos e boa quantidade de fibras, o que o torna uma excelente fruta para ser consumida tanto por pré-diabéticos quanto por diabéticos, pois ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e a evitar que subam.

Comments